No dia 13 de maio comemoramos a Abolição da Escravatura do Brasil, um episódio de nossa história. Podemos trabalhar também o cotidiano dos escravos negros (onde viviaM, o que comiam, como se divertiam, o esquema do trabalho, os castigos, as fugas, etc).
Além dessas atividades, podemos fazer a linha do tempo, através de uma historinha construída pelos alunos.
Peça para as crianças dividirem uma folha de papel sulfite em seis quadrados. Conte a história dos escravos negros, desde a vinda para o Brasil nos navios negreiros até a abolição da escravatura. Fale também sobre a cultura (danças, comidas, instrumentos musicais). Enquanto ouvem a história, as crianças desenham em cada quadrinho uma etapa da escravidão.
Quadrinho 1: A vinda dos negros africanos para o Brasil nos navios negreiros.
Quadrinho 2: O trabalho escravos nas plantações, na mineração, na casa-grande.
Quadrinho 3: Uma dança trazida pelos negros, como capoeira, congada, samba.
Quadrinho 4: Uma comida típica, como bolo de fubá, feijoada, vatapá, cocada.
Quadrinho 5: Um instrumento musical, como tambor, atabaque, berimbau.
Quadrinho 6: A Princesa Isabel assinando a Lei Áurea e libertando os escravos.
Essas são algumas atividades que podemos trabalhar sobre esse marco na nossa história, a Abolição da escravatura.
professoraclea.blogspot.com/.../atividades-abolicao-da-escravatura.html –
Professora Ana Paula Sinhorini 3º ano A
Nenhum comentário:
Postar um comentário