25 de mai. de 2011

Histórico - Escola Municipal São José

             A Escola Municipal   São José , situada  à   rua Tenente  Ubirajara de Souza,   630, na cidade de Joaquim Távora – PR.  A  referida instituição  foi fundada em 1948, no dia 02 de agosto ,   pelo Frei Leonardo Ferrete vigário paroquial da referida cidade.
             A referida instituição oferece atualmente nas suas modalidades de Ensino  -   1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental, abrindo as suas  portas a   comunidade escolar para a execução de atividades  tais como: Cursos, catequese , palestras,cursinhos preparatórios -  Pré-Vestibular,etc.
             Visando não somente  o saber sistematizado, mas o desenvolvimento do educando como um TODO, a escola   conta  com  uma   fanfarra  com 55 membros  e  o  coral com 40 participantes  que abrilhantam  os diversos  eventos culturais   que acontecem em nossa cidade ou região.
             É composta  por   uma equipe de  22 funcionários, sendo  13 professores, duas Coordenadoras , 1 Diretora, 1 secretária  4  zeladoras . Atualmente  conta com  256 alunos distribuídos em 13 turmas, 6 no período matutino e 7 no período vespertino.
             A Escola tem como Patrono   e exemplo  de educador São José Operário, objetivando oferecer a todos uma educação de qualidade, onde   possam    desabrochar  nas mais diferentes esferas do conhecimento, como protagonistas  de uma sociedade  alicerçada    nos mais nobres valores da ética, da solidariedade, da sensibilidade, da audácia ,  do amor ao próximo  e no exercício da cidadania    e da prática  social.
             Contempla na sua filosofia, a formação de um cidadão ético,  crítico,  reflexivo ,  participativo e consciente   do seu papel de agente transformador na  construção de uma sociedade justa e fraterna.
            Portanto a educação para a cidadania  deve perpassar  os limites do conhecimento das leis e regras, objetivando a formação de pessoas que aprendam a participar da vida coletiva  de maneira consciente e responsável. É um trabalho para a construção de personalidades morais de cidadãos  autônimos que buscam de maneira efetiva e virtuosa a felicidade e o bem pessoal e coletivo, desenvolvendo em si e nos seus pares a arte do bem viver e a preocupação pela construção de um mundo melhor.
            Portanto a educação para a cidadania  deve perpassar  os limites do conhecimento das leis e regras, objetivando a formação de pessoas que aprendam a participar da vida coletiva  de maneira consciente e responsável. É um trabalho para a construção de personalidades morais de cidadãos  autônimos que buscam de maneira efetiva e virtuosa a felicidade e o bem pessoal e coletivo,
desenvolvendo em si e nos seus pares a arte do bem viver e a preocupação pela construção de um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário