4 de mai. de 2011

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE

GRUPO : AS INDECISAS

INTRODUÇÃO

A tecnologia está em toda parte, no trabalho, nos estudos, nas grandes pesquisas, nas compras e até mesmo nos momentos de lazer, facilitando e economizando nosso tempo, gerando assim um grande impacto sobre cada cidadão, transformando-se em uma necessidade básica.
Esta é a era da informação, através da tecnologia o homem relaciona-se com o mundo da fantasia, vivendo temporalidades distintas em espaços superpostos: o real, o virtual e a ficção e isso talvez seja uma marca da sociedade do século XXI. A comunicação é facilitada, pois todos podem estar conectados ao mundo, a países, familiares, amigos e vizinhos em uma espécie de rede invisível.
Ao observar a relação da sociedade com os avanços tecnológicos é possível constatar que são enormes os benefícios obtidos, mas ao mesmo tempo, faz-se necessária uma reflexão para que o ser humano não se torne escravo de tamanha evolução e seja capaz de usá-la de modo positivo.
Desta forma o ponto que nos remete a uma profunda reflexão é se não estamos ficando muito ocupados com a virtualidade e as máquinas que nos rodeiam e deixando de lado a convivência real com as pessoas, o contato humano tão necessário para uma sociedade. Outro questionamento é o de como aproveitar da tecnologia sem sofrer com as consequências que o uso desregrado da mesma pode causar a cada um de nós.
Em suma, o que precisamos aprender é como tirar proveito da multimídia, da internet, da telemática sem que nos tornemos dependentes de tais sistemas de tecnologia e informação.

JUSTIFICATIVA
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas e na vida das crianças, que fazem uso cada vez mais cedo das novas tecnologias, seja para se comunicar, divertir ou para estudar.
Temos que pesquisar sobre os efeitos positivos e negativos que a tecnologia traz para nossas vidas, pois sempre que citamos a internet como fonte de informação e comunicação, ignoramos o fato de que uma ampla exposição a esse rico recurso pode-se levar ao vício.
A tecnologia no mundo contemporâneo é composta de um misto de virtualidade, máquinas e o humano, mas não se deve deixar de maneira alguma que ocupem o espaço valioso do contato humano.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Aprender sobre o avanço tecnológico e as influências da tecnologia na sociedade.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
- Entender as mudanças que ocorrem no mundo moderno;
- Compreender que as mudanças nem sempre são boas para a sociedade, mas são importantes para o avanço da humanidade;
- Melhorar a oralidade, a livre expressão, a criatividade e rompimento da timidez e insegurança com o uso do Laboratório de Informática;
- Reconhecer que o uso de um celular ou de um computador não deve ser apenas um modismo.

PROCEDIMENTOS:
O projeto será trabalhado de uma maneira em que o aluno deverá se familiarizar com o uso do computador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar na construção do conhecimento.
O professor se utilizará do tema para desenvolver pesquisas e curiosidades que elucidem a forma correta de se utilizar os meios tecnológicos enfatizando os perigos que o mau uso dos computadores, vídeo-games e celulares podem acarretar.
Como forma de conscientização serão levantadas as questões sobre a massificação da utilização dos softwares de mensagens instantâneas, sempre levando em conta os prós e contras de cada recurso.
Como parte da metodologia, professores e alunos redigirão relatórios a respeito de cada aula e cada atividade desenvolvida para avaliação e auto-avaliação que servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Levar os alunos até o laboratório de informática, para obterem noções básicas sobre o uso do computador.
- Apresentar textos informativos sobre o avanço tecnológico.
- Desenvolver pesquisas sobre a influência da tecnologia na sociedade, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis como: telejornais, internet, revistas, jornais e também entrevistas com a comunidade.
- Exibir diferentes vídeos e reportagens sobre o mau uso da rede no cotidiano, exemplo: Hackers, pedofilia, vícios em jogos etc.
- O professor auxiliará os alunos na criação de relatos próprios a partir dos textos lidos.
- Após essa atividade será realizado um debate sobre os pós e contras da influência da tecnologia na sociedade.
- Para finalizar o trabalho será apresentado para a sala um telejornal com os resultados das pesquisas.

CLIENTELA
3º e 4º ano do Ensino Fundamental

CRONOGRAMA
De 11/04/2011 a 24/06/2011

RECURSOS
Laboratório de Informática, vídeos, internet, textos variados, pen drive, CDs .

AVALIAÇÃO

A cada atividade desenvolvida será realizada a avaliação e auto-avaliação que servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.

REFERÊNCIAS
LUCCI, Elian Alabi. Novo viver e aprender geografia, 5º ano. 3ª Ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2008.
MIRANDA, Cláudia. Pensar e viver: língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2008.
SALGADO, M. Umbelina Caiafa. Org. Tecnologias da educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. Brasília: Ministério da Educação/SEED. 2008. 208p.
WWW.youtube.com
WWW.belmontepet.blogspot.com
www.abipet.org.br
WWW.oglobo.globo.com/.../brasil_o_segundo_pais_que_mais_recicla_garrafas_pet
www.uefs.br
www.clubedoprofessor.com.br

41 comentários:

  1. Respostas
    1. se não gosto não comenta...guarda para vc!

      Excluir
    2. Não cara.... Quando se tem uma opinião, indepedente de ser positiva ou negativa, deve ser respeitada e ter todo direito de ser exposta.

      Excluir
    3. NOSSA, CADA UM TEM SUA OPINIÃO, NA MINHA EH UMA BOSTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

      Excluir
    4. Eu achei otimo , achei tudo para o meu trabalho escolar.... gostei muito , cada um tem a sua opnião .. me ajudou muuuuuito ....rs

      Excluir
  2. COM UM LINGUAJAR DESTE, SERÁ QUE VOCÊ PODE ACRESCENTAR ALGO MELHOR DO QUE O TRABALHO APRESENTADO? QUANDO SE COMENTA, DIGA O PORQUÊ GOSTOU OU NÃO, ASSIM VOCÊ ESTÁ CONTRIBUINDO COM ALGO QUE SEJA PROVEITOSO.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que não percebem o quanto esta reflexão é importante para todos. Aquele que estiver aberto a uma nova reflexão sobre algo que está diretamente ligado com o passado, presente e futuro, será o que se destacará dentre os que sequer refletem sobre o assunto.

    Saibam ainda que: "Só é possível ter opinião formada, ápos estudar e refletir sobre o assunto...".

    ResponderExcluir
  4. legal me ajudou muitoooooooooooo obrigada

    ResponderExcluir
  5. Adorei ajundou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. sou fabinho show PINTO PEQUENO MEU CU É DO MESSI

    ResponderExcluir
  7. sou o indiozinho viadinho ja enfiei um caximbo na bunda quente

    ResponderExcluir
  8. Eu sou a Barbie Girl, by: guerrero , obs: ja enfiei o batom na bunda

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito, obrigado

    ResponderExcluir
  10. Queimei a rosca vendo essa postagem, mais gostei pena que tive que pagar um boquete pro professor para mim poder tirar nota na prova dele, porque na verdade eu não entendi porra nenhuma que tava escrito ai

    ResponderExcluir
  11. roubei um carro e esse siti e vcs nem viram by :souza

    ResponderExcluir
  12. sou um japonês pinto pequeno by: Japa

    ResponderExcluir
  13. sou um negro vou deixar um oco na sua bunda vou roubar o seu carro e sua casa by:cabral

    ResponderExcluir
  14. sou um indio e gosto de queimar a rosca na fogueira e fuma pentelho de pau :solon

    ResponderExcluir
  15. Sou a Barbie Girl e eu gosto de da pro Ken ate ele deixa meu cuu todo oco nessa porra, o pinto dele e tao grosso que eu passo óleo pra ir mais fácil no meu vizinho dlç ;by Guerreiro

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkk olha esses cara...

    ResponderExcluir
  17. Eu quero que um policia branco me coma , by Cabrallzinhoh

    ResponderExcluir
  18. eu sento na pica branca eu sento na pica preta eu queria ter 2 buceta pra sentar nas 2 ao mesmo tempo by:indio solon

    ResponderExcluir
  19. Chupem-me o narso seus brasileiros do caralho! By: Benny pi

    ResponderExcluir
  20. EU JA DEI O CÚ PARA O BIGODE DA ESCOLA BY: FABIO KENZO

    ResponderExcluir
  21. é interessante mais é muito complexo, prefiro o meu resumo:
    a evolução constante da tecnologia apresenta para a sociedade novos conceitos de comunicação estes meios aproximam pessoas do mundo inteiro, principalmente por ñ aver necessidade de vc esta presente, e também acomodando as pessoas que passam mais tempo em frente a um celular ou ate mesmo um computador, a sociedade tem suas formas de comunicação de forma direta ou indireta
    direta é quando vc se comunica com uma pessoa ou mais cara-a-cara
    e indireta é quando vc usa dos meios de comunicação como celular, computaor, tablet,etc...

    ResponderExcluir
  22. Cara , mto bom , ajudou mesmo , vlw

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Interessante e ao mesmo tempo incompleto por só ter resumo, justificativa, metodologia, objetivos, sujeito e/ou Objeto de Pesquisa, e tem algumas referencias bibliográficas que não tem nada a ver com a temática. poderia haver mais estudos de outros autores para explicar melhor sua temática.
    E para finalizar há referencias que não está em sintonia com a temática como: WWW.oglobo.globo.com/.../brasil_o_segundo_pais_que_mais_recicla_garrafas_petemails de pessoas de sao paulo

    ResponderExcluir
  25. mds que coisa maravilhosa, amei, do fundo do meu coraçao

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!! Ótimo trabalho. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Boa Tarde seu texto me ajudou muito, ele está muito bem elaborado e basicamente bem explicativo, obrigada por me ajudar fiz um belo trabalho em cima do que eu entendi do seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  28. Me ajudou muito no q eu estava procurando para a minha redação

    ResponderExcluir