Considero os pais como os primeiros educadores e formadores dos filhos. A escola faz a sua parte, cumprindo o seu papel na socialização do saber, o que nem sempre é possível obter em casa. Portanto, família e escola são indissociáveis na missão de educar. A família é a primeira, a menor e a mais importante escola. Ambas devem ser parceiras e almejar os mesmos fins educacionais.
Portanto, a educação é, sem dúvida nenhuma, uma missão complexa demais para ficar apenas sob a responsabilidade da família ou da escola. A escola, na qual as famílias se integram, tem uma tradição e um presente que garantem a concretização dessas esperanças. A experiência tem mostrado ao longo do tempo que sistemas educacionais que deram certo, e continuam dando certo, são aqueles em que os pais participam da educação e do aprendizado de seus filhos.
Pode-se afirmar que a relação família e escola é fundamental no processo educativo, pois a escola como instituição a serviço da educação realizará melhor a sua missão educativa, quanto mais perfeita e eficaz forem a cooperação, o envolvimento e o compartilhamento da responsabilidade educacional com os pais, haja vista, que a educação familiar e a educação escolar constituem apenas momentos diversos desse mesmo processo.
Postagem: Diretora e professora Maria do Socorro
Nenhum comentário:
Postar um comentário