A família é desde a sua origem uma instituição sagrada designada por Deus. De tal maneira, que o próprio Deus escolheu nascer no seio de uma família: A sagrada Família de Nazaré, para mostrar justamente o belo , o extraordinário e o sagrado de Ter e Ser Família.
Contudo, a sociedade contemporânea, na medida em que vem obtendo ganhos com o rápido desenvolvimento tecnológico e científico, tem se deparado com uma grande transformação no desenvolvimento e na qualidade das relações humanas. Observa-se uma forte crise de valores que modificam os referenciais que regem o comportamento humano, as relações interpessoais, a vida em família e em sociedade.
Vivemos num mundo onde a passos largos, podemos afirmar que os princípios familiares, o respeito, a arte do bem viver, o diálogo, os laços afetivos, a empatia , o amor recíproco entre o casal e os filhos estão cada vez mais ausentes. Estamos perdendo a dimensão de ser família.
No entanto, apesar destas transformações, apelos e mudanças gritantes que assolam e abalam a estrutura familiar, acredita-se que a família continua sendo o lugar privilegiado para a vivência do amor, da responsabilidade e da partilha, fatores indispensáveis à formação e personalidade de todo cidadão. A família independentemente da forma como está constituída, é a primeira escola. É o lugar privilegiado para o diálogo e para o crescimento harmonioso, que faz desabrochar a família como santuário da vida.
Postagem: Diretora e professora Maria do Socorro
Nenhum comentário:
Postar um comentário