PROJETO: Educar para o amor
OBJETIVO GERAL:
· Educar para a vida, promovendo ações fraternas, comprometidas com os valores como o respeito, a solidariedade, a amizade e a responsabilidade, resgatando nos alunos atitudes que valorizam sua autoestima e promovam a ética e a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
· Despertar no educando a arte do bem viver;
· Promover uma convivência harmoniosa e respeitosa ;
· Conscientizar da importância de um bom relacionamento entre os pares;
· Incentivar para a prática dos valores, como: respeito mútuo , escuta e partilha;
· Promover a socialização, a interação, , a sensibilidade, a concentração e o relacionamento harmonioso entre os educandos.
· Conduzir o educando a interpretar e a entender a Palavra amor como o sentimento que nos constrói e nos levar a amar a todos e aceitar os outros.
A ESCOLA
Paulo Freire
Escola é...
O lugar onde se faz amigos,
Não se trata só de prédios, salas e quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
O lugar onde se faz amigos,
Não se trata só de prédios, salas e quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda,
Que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
Que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um
Se comporte como, colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir
Que não tem amizade a ninguém,
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um
Se comporte como, colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir
Que não tem amizade a ninguém,
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar” nela!
Ora, é lógico que numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar” nela!
Ora, é lógico que numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
Interpretando a poesia
1- O assunto tratado no poema é:
(a) Amigos
(b) Estudo
(c) Escola
(d) Gente
2-De acordo com o poema uma escola pode ser cada vez melhor quando:
(a) Cada um cuidar de si próprio e viver como uma “ilha”.
(b) Sermos como os tijolos, frios e indiferentes, construindo paredes que nos isolam do outro.
(c) Prestarmos atenção aos horários,cuidarmos do prédio escolar e obedecer ao diretor da escola.
(d) Cada um se comportar como, colega, amigo, irmão, valorizando a amizade e o respeito pelo outro.
3-No verso: ”Escola é conviver, é se “amarrar” nela!”. A palavra destacada tem o mesmo significado de:
(a) Afastar
(b) Prender
(c) Apaixonar
(d) Detestar
4-Assinale as atitudes que devemos ter para conviver bem numa escola:
( ) Brigar ,bater e rir dos colegas .
( )Ser camarada,fazer amizade, educar-se e ser feliz
( )Respeitar todos os funcionários,professores, diretores, serventes...
( ) Nos comportar como amigos,colegas ou irmãos .
( ) Não preciso respeitar para ser respeitado.
( ) Só devo pensar em mim e não me importar com os outros.
5-A expressão ambiente de camaradagem tem o mesmo significado dos sinônimos abaixo, exceto:
(a) Amizade
(b) Companheirismo
(c) Familiaridade
(d) Individualista
6- De acordo com o poema de Paulo Freire, a escola pode ser um espaço de "começar a melhorar o mundo”, por que aprendemos:
(a) Que podemos viver sozinhos e que brigas fazem parte da vida escolar.
(b) A ler e a escrever corretamente.
(c) A amar, respeitar o outro, assim como estudar e fazer amigos.
(d) A estudar, trabalhar, mas não criar laços de amizades.
DINÂMICA
Bolinha de Papel
Objetivo: Levar os alunos a perceber como ações e palavras agem em nosso íntimo
Levar os alunos ao pátio da escola e senta-los em círculos.Cada um receberá uma folha em branco (Sulfít).
Pedir para cada aluno observar a folha. Se estiver suja, amassada ou com alguma dobra.
Depois, pedir para que façam uma bolinha de papel.
Após todos formarem a bolinha, pedir para desfazer e deixar a folha como estava no início.
Isto será impossível, então a professora deverá fazer uma comparação entre os sentimentos e a folha de papel.
“Quando eu brigo, falo palavras que ofendem, e magôo alguém, posso depois simplesmente me arrepender e tentar deixar o coração desse alguém sem marcas”?
“Posso desamassar os sentimentos ruins, que provoquei no outro, como uma folha de papel?” – perguntar e deixá-los pensar.
Após a reflexão e a tomada de atitude, levá-los a perceber que da mesma forma que as atitudes negativas nos deixam marcas profundas, assim também as atitudes positivas nos permitem “marcar” o outro.
Qual das “marcas” (sentimentos) você prefere produzir nas pessoas que passarão pela sua vida? (ORALIDADE)
7-Desenhe você “apagando” a marca mais profunda que você pode ter causado a alguém neste ambiente escolar:
8- Elaboração de cartazes com o título: Na escola eu respeito os outros quando....
Postagem: Professora Elaine Cristina Batili
5º "B"
5º "B"
Nenhum comentário:
Postar um comentário