2 de jul. de 2011

Trabalhando a cultura Afro-descendente

                                                          BALÕES COLORIDOS

ERA UMA VEZ UM VELHO HOMEM QUE VENDIA BALÕES EM UMA PRACINHA.
EVIDENTEMENTE O HOMEM ERA UM BOM VENDEDOR, POIS DEIXOU UM BALÃO VERMELHO SOLTAR-SE E ELEVAR-SE NOS ARES, ATRAINDO DESSE MODO UMA MULTIDÃO DE JOVENS COMPRADORES DE BALÕES.
HAVIA ALI PERTO UM MENINO NEGRO.
ESTAVA OBSERVANDO O VENDEDOR E É CLARO APRECIANDO OS BALÕES.
DEPOIS DE TER SOLTADO O BALÃO VERMELHO, O HOMEM SOLTOU UM AZUL, DEPOIS UM AMARELO E FINALMENTE UM BRANCO. TODOS FORAM SUBINDO ATÉ SUMIREM DE VISTA.
O MENINO DE OLHAR ATENTO SEGUIA A CADA UM. FICAVA IMAGINANDO MIL COISAS.
UMA COISA O ABORRECIA: O HOMEM NÃO SOLTAVA O BALÃO PRETO. ENTÃO APROXIMOU-SE DO VENDEDOR E PERGUNTOU:
___ MOÇO, SE O SENHOR SOLTASSE O BALÃO PRETO, ELE SUBIRIA TANTO QUANTO OS OUTROS?
O VENDEDOR DE BALÕES SORRIU COMPREENSIVAMENTE PARA O MENINO, ARREBENTOU A LINHA QUE PRENDIA O BALÃO PRETO E ENQUANTO ELE SE ELEVAVA NOS ARES DISSE:
___NÃO É A COR, FILHO, É O QUE ESTÁ DENTRO DELE QUE O FAZ SUBIR. PORQUE DEUS NÃO VÊ COMO O HOMEM VÊ O QUE ESTÁ DIANTE DOS OLHOS. PORÉM O SENHOR OLHA PARA O CORAÇÃO!
_______________________________________________________________

Primeiramente “contar” o texto. Explorar oralmente o texto. Aproveite para falar sobre a diversidade.
Explore as diversidades da classe, da escola. Conte os alunos que usam óculos, as meninas que estão de rosa, os meninos que estão de uniforme, os que gostam de verde, os de amarelo...
Fatie o texto junto com os alunos. Para isso tenha uma cópia em letras grandes escritas em papel pardo ou mesmo no sulfite. Distribua as partes e chame os alunos para montarem no quadro. Depois peça que copiem.
Agora monte um pequeno teatrinho para apresentar o texto. Distribua os personagens. Não se esqueça do narrador. Alterne os grupos na apresentação e escolha os melhores junto com a turma até ter um bom grupo de apresentação.
Organize a cena no lugar de apresentação. Amarre os balões de modo que fiquem fáceis de soltar.
Apresente o teatrinho; fotografe e filme se possível.

Atividades do texto Balões Coloridos
1) Como o vendedor de balões conseguiu atrair muitas pessoas?
2) Qual a sequência das cores dos balões soltados pelo vendedor?
3) O que aborrecia o menino negro que observava os balões?
4) Qual foi a pergunta feita pelo menino?
5) O que o vendedor fez depois de ouvir a pergunta?
6) Qual foi a explicação que o homem deu ao menino?

ATIVIDADES DO TEXTO: BALÕES COLORIDOS
1) O vendedor conseguiu atrair muitas pessoas para comprar os balões por que:
(A Tinha muitos balões;
(C) Vendia os balões na pracinha;
(C) Soltou o balão vermelho;
(D) Tinha uma multidão na pracinha.

2) A sequência das cores dos balões que o vendedor soltou foi:
(A) Vermelho, azul, branco, amarelo e preto;
(B) Branco, amarelo, azul, vermelho e preto;
(C) Vermelho, branco, amarelo, azul e preto;
(D) Vermelho, azul, amarelo, branco e preto.

3) O que aborrecia o menino negro:
(A) O balão que subia até sumir de vista;
(B) O vendedor não soltava o balão preto;
(C) Estava acabando os balões;
(D) Só vendia balão branco.

4) O menino fez a pergunta para o vendedor  por que :
(A) Ele só soltava os balões pretos;
(B) Pensava que o balão preto não ia subir como os outros;
(C) As pessoas preferiam balões brancos;
(D) O vendedor o aborrecia.

5) Ao ouvir a pergunta do menino o vendedor;
(A) Sorriu e segurou os balões;
(B) Soltou o balão preto que subiu pelos ares;
(C) Não quis mais vender os balões;
(D) Saiu da pracinha sorrindo.

6) O vendedor explicou ao menino que o balão sobe por que:
(A) Depende de como o amarramos:
(B) Por causa da sua cor;
(C) Sobe só os menores;
(D) Não é a cor, mas sim o que está dentro dele que o faz subir.

7) A mensagem do texto é:
(A) Que devemos escolher nossos amigos;
(B) Que Deus separa as pessoas pela cor;
(C) Que Deus só vê o que está diante dos olhos;
(D) Que Deus não vê o que está diante dos olhos, mas o que está no coração.

 





Postagem: Professora Dilma de Sousa Camargo

Um comentário: