16 de mai. de 2011

Projeto de Leitura

A compreensão do mundo  está estreitamente ligada á compreensão do processo lingüístico
(Paulo Freire)

PROJETO :   DESPERTANTO O GOSTO PELA LEITURA

JOAQUIM TÁVORA
2.011

1 Tema  :  Despertando o gosto pela Leitura
2. Objetivo Geral :
* Despertar no educando o gosto pela arte da leitura conduzindo–o  para as diferentes dimensões  e interpretações da leitura  escrita  e da leitura oral .

3. Objetivos específicos:
* Estimular e desenvolver o hábito da leitura;
*  Propiciar aos alunos o contato com textos diversificados;
 * Desenvolver a competência de produzir bons textos a partir da prática da leitura;
 * Valorizar a leitura como fonte de informação;
*  Desenvolver o gosto e o interesse pela leitura desenvolver habilidades de compreensão;
*  Aproximar o aluno da leitura, favorecendo o desenvolvimento do mesmo, ampliando sua capacidade de produzir textos orais e escritos;
* Ampliar o conhecimento com aumento significativo do vocabulário.
 * Desenvolver  capacidades  e  habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
* Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas.
4. Justificativa:
            O Projeto  despertando o gosto pela leitura  será realizado  na  Escola Municipal São José, com todos os alunos  da referida Instituição, objetivando  desenvolver no educando não somente o gosto pela leitura, mas fazê-lo  intérprete   das diferentes  formas de ler e interpretar  as variadas situações e informações  não só contidas nos textos mas conduzindo-o para a leitura e interpretação do mundo, como  bem nos lembra Paulo Freire "A leitura do mundo precede a leitura da palavra"
     A idéia de desenvolver este Projeto deu-se  mediante a constatação  que  a passos largos o educando está cada fez mais ausente  do mundo literário  que engloba o gosto   pela  leitura, a pesquisa, o saber ler e interpretar, haja vista , que o mundo informatizado, os meios de comunicação   com o favorecimento das resenhas de livros e artigos inibem  e atrofiam o raciocínio literário e imaginário dos nossos educandos.
           Percebe-se que a leitura tem ocupado espaço cada vez menor no cotidiano dos nossos educandos. Em casa, é muito pobre o material de leitura com que nossos alunos mantém contato, por outro lado, o mundo moderno exige para o mercado de trabalho, funcionários cada vez mais criativos, sendo que atualmente é quase impossível sobreviver na sociedade sem conhecer o código escrito e sem boa leitura, entendida aqui, como sendo um processo de apropriação de diferentes linguagens.
    Por esta razão,  se faz  urgente que a escola como fragmento da sociedade e  mediante o seu papel social  possibilite meios, condições e caminhos para o desenvolvimento  cognitivo e intelectual dos  mesmos.
        Neste contexto são oportunas as palavras  de Solé(1998) :  A leva o ser humano a adquirir conhecimentos, desenvolver a capacidade de resolução de seus próprios problemas, reestrutura conceitos e oferece possibilidades de recreação, atingindo muito mais facilmente a sua realização pessoal.
       Continua a autora : Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é, sobretudo, uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar isso em conta
          Ouvir e ler  histórias é entrar em um mundo encantador cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor. Desta forma, é  por meio de experiências felizes com as histórias que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos tipos de textos, possibilitando o entendimento do mundo em que vive e facilitando a construção do próprio conhecimento.( FERNADEZ  2005)         
5. Público Alvo Alunos de 1º a 5º Ano
6.Metodologia
      Para a execução do Projeto as professoras usarão das mais variadas metodologias para alçarem os objetivos propostos, entre elas podemos citar: leitura e interpretação de histórias, visitas á biblioteca da escola ou de outras instancias, confecções  de livrinhos  , dramatizações , uso de fantoches , atividades escritas e orais ,  entre outras. 
7. Programação
    A   leitura  será  realizada uma vez por semana   com as turmas em horários alternados.
8. Considerações finais
       Mediante a constatação da importância   de despertar o gosto pela leitura  nos educandos , pode-se afirmar  que este Projeto  será de grande valia para o desenvolvimento harmonioso das habilidades  cognitivos, intelectuais , Sócio-iterativas e imaginários dos mesmos, haja vista que,   a leitura conduz o educando a criar, recriar, contar, dramatizar ,  imaginar e produzir.
       Portanto, nesta perspectiva  pode-se  constatar que é função da escola  é  garantir por meio das mais variadas metodologias as aprendizagens essenciais para a formação  de cidadãos autônomos , críticos , participantes e co-responsáveis capazes de atuar com competência dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.   
      Assim sendo , pode se afirmar que,   a  função do educador não seria   precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades,fantasias, segundo as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta. Assim, criar condições de leitura não implica apenas alfabetizar ou propiciar acesso aos livros.
Postado  pela  Professsora Maria do Socorro

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