A compreensão do mundo está estreitamente ligada á compreensão do processo lingüístico
(Paulo Freire)
PROJETO : DESPERTANTO O GOSTO PELA LEITURA
JOAQUIM TÁVORA
2.011
2.011
1 Tema : Despertando o gosto pela Leitura
2. Objetivo Geral :
* Despertar no educando o gosto pela arte da leitura conduzindo–o para as diferentes dimensões e interpretações da leitura escrita e da leitura oral .
3. Objetivos específicos:
* Estimular e desenvolver o hábito da leitura;
* Propiciar aos alunos o contato com textos diversificados;
* Desenvolver a competência de produzir bons textos a partir da prática da leitura;
* Valorizar a leitura como fonte de informação;
* Desenvolver o gosto e o interesse pela leitura desenvolver habilidades de compreensão;
* Aproximar o aluno da leitura, favorecendo o desenvolvimento do mesmo, ampliando sua capacidade de produzir textos orais e escritos;
* Ampliar o conhecimento com aumento significativo do vocabulário.
* Desenvolver capacidades e habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
* Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas.
4. Justificativa:
O Projeto despertando o gosto pela leitura será realizado na Escola Municipal São José, com todos os alunos da referida Instituição, objetivando desenvolver no educando não somente o gosto pela leitura, mas fazê-lo intérprete das diferentes formas de ler e interpretar as variadas situações e informações não só contidas nos textos mas conduzindo-o para a leitura e interpretação do mundo, como bem nos lembra Paulo Freire "A leitura do mundo precede a leitura da palavra"
A idéia de desenvolver este Projeto deu-se mediante a constatação que a passos largos o educando está cada fez mais ausente do mundo literário que engloba o gosto pela leitura, a pesquisa, o saber ler e interpretar, haja vista , que o mundo informatizado, os meios de comunicação com o favorecimento das resenhas de livros e artigos inibem e atrofiam o raciocínio literário e imaginário dos nossos educandos.
Percebe-se que a leitura tem ocupado espaço cada vez menor no cotidiano dos nossos educandos. Em casa, é muito pobre o material de leitura com que nossos alunos mantém contato, por outro lado, o mundo moderno exige para o mercado de trabalho, funcionários cada vez mais criativos, sendo que atualmente é quase impossível sobreviver na sociedade sem conhecer o código escrito e sem boa leitura, entendida aqui, como sendo um processo de apropriação de diferentes linguagens.
Por esta razão, se faz urgente que a escola como fragmento da sociedade e mediante o seu papel social possibilite meios, condições e caminhos para o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos mesmos.
Neste contexto são oportunas as palavras de Solé(1998) : A leva o ser humano a adquirir conhecimentos, desenvolver a capacidade de resolução de seus próprios problemas, reestrutura conceitos e oferece possibilidades de recreação, atingindo muito mais facilmente a sua realização pessoal.
Continua a autora : Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é, sobretudo, uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar isso em conta
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor. Desta forma, é por meio de experiências felizes com as histórias que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos tipos de textos, possibilitando o entendimento do mundo em que vive e facilitando a construção do próprio conhecimento.( FERNADEZ 2005)
5. Público Alvo Alunos de 1º a 5º Ano
6.Metodologia
Para a execução do Projeto as professoras usarão das mais variadas metodologias para alçarem os objetivos propostos, entre elas podemos citar: leitura e interpretação de histórias, visitas á biblioteca da escola ou de outras instancias, confecções de livrinhos , dramatizações , uso de fantoches , atividades escritas e orais , entre outras.
7. Programação
A leitura será realizada uma vez por semana com as turmas em horários alternados.
8. Considerações finais
Mediante a constatação da importância de despertar o gosto pela leitura nos educandos , pode-se afirmar que este Projeto será de grande valia para o desenvolvimento harmonioso das habilidades cognitivos, intelectuais , Sócio-iterativas e imaginários dos mesmos, haja vista que, a leitura conduz o educando a criar, recriar, contar, dramatizar , imaginar e produzir.
Portanto, nesta perspectiva pode-se constatar que é função da escola é garantir por meio das mais variadas metodologias as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos , críticos , participantes e co-responsáveis capazes de atuar com competência dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.
Assim sendo , pode se afirmar que, a função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades,fantasias, segundo as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta. Assim, criar condições de leitura não implica apenas alfabetizar ou propiciar acesso aos livros.
Postado pela Professsora Maria do Socorro
Postado pela Professsora Maria do Socorro
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