16 de mai. de 2011

Tornando o Ensino significativo por meio da Comunicação Digital

 Á luz da experiência,  pode-se afirmar que um dos ganhos  que o ensino vem obtendo, nos últimos tempos,     é o uso  da tecnologia no seu cotidiano escolar, haja vista, que a  mesma  é uma poderosa  ferramenta educacional,   que quando bem utilizada  conduz aluno e professor  a descobrirem juntos o encanto e o  fascínio  de um novo jeito de  ENSINAR E APRENDER.
      Portanto, como educadoras, precisamos considerar que estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. Atualmente, as pessoas  têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem. Com a explosão da computação e, conseqüentemente da internet, passou-se a considerar que disponibilizar informação em uma página da Internet seria um processo educativo contínuo  na formação do educando.
    Neste contexto, faz-se necessário  resignificar  ,  reelaborar   e  atualizar o nosso jeito  de  ENSINAR e APRENDER, fazendo com que a aprendizagem  se torne significativa para o educando, pois a incorporação das novas tecnologias  na educação, é um  instrumento   prazeroso que  vem contribuindo  para uma maior   apropriação e assimilação dos conhecimentos e  conteúdos trabalhados em sala de aula.
  Contudo,  é  lamentável que esta ferramenta educacional nem sempre  é   usada para fins educacionais e metodológicos.  Nem todo uso  da tecnologia pode ser considerado ganho  para a educação: O mau  uso  e deturpações que se fazem  das informações,  da internet,  dos blogs, e-mails, etc  vêm   a passos largos,   deteriorando,  desvirtuando  e distorcendo   a finalidade   e objetivos dos do uso da tecnologia na educação.
.       Por esta razão, cabe-nos a perguntar? O  computador  é  prejudicial ou benéfico para a educação e no comportamento do aluno?  De qualquer forma, a informática torna o raciocínio da criança mais rápido e aberto à aprendizagem. Pressupõe-se que,  se o aluno diferenciar a hora de brincar da hora de viver/estudar e, sobretudo, se não viciar, os computadores podem ser grandes aliados na tarefa educacional.
            De qualquer modo, os dispositivos da informática  são  inegáveis  para o aluno ampliar seus conhecimentos. Este é um dos motivos pelos quais a educação está sendo beneficiada pela informatização cada vez mais crescente. A internet permite tanto ensino individualizado como o trabalho cooperativo e em grupo entre alunos. O computador vem se destacando principalmente pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a internet. Outra questão a ser considerada, é que,  nesse novo sistema do mundo tecnológico, o professor passa a não ser mais o detentor de todo o saber, e sim um orientador, um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a rede pode fornecer e a máquina organizar. A informática tem o poder de entreter mesmo aqueles alunos  com dificuldades de comunicação e concentração. A internet abre um vasto caminho entre o mundo e aquele que se sente, ou melhor, sentia-se distante de sua própria realidade. Portanto, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores que em muito facilitou o dia-a-dia dos indivíduos.
         Sendo assim,  cabe às escolas  a educação das novas tecnologias de comunicação e o conduzir o processo de mudança  da atuação do professor, que é o principal ator destas mudanças, capacitar o aluno e buscar corretamente a informação em fonte de diversos tipos. É necessário também conscientizar toda a sociedade escolar, especialmente os alunos da importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultura.

Postado pelas Alunas: Cleusa Parré Vilela e Maria do Socorro

REFERÊNCIAS :
Veja tudo  ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância – SEED. Informações e Comunicações: Tecnologias a serviço da educação e da inclusão. Brasília: SEED, 2004.
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KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o Ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e Didática: As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1996.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da e et all. Antropologia do Ciborgue - as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
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BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette. Comunicação digital: educação,tecnologias e novos comportamentos. São Paulo: Paulinas, 2008. 239 p


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